sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Termos Indústriais

Conglomerado

- Em economia, conglomerado é uma forma de oligopólio na qual várias empresas que atuam em setores diversos se unem para tentar dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços, sendo em geral administradas por uma holding. Um exemplo são as grandes corporações que dominam desde a extração da matéria-prima como o transporte de seu produto já industrializado, ou seja, um truste.

Cartéis

- Cartel é uma forma de oligopólio em que empresas legalmente independentes, atuantes do mesmo setor, promovem acordos entre si para promover o domínio de determinada oferta de bens ou serviços. A forma mais conhecida de cartel é a fixação de preços iguais ou muito semelhantes entre as empresas envolvidas, minimizando as chances da concorrência leal. Por conflito de interesses e por regulação governamental, os cartéis são, geralmente, pouco duradouros. O consumidor é prejudicado com os cartéis, pois seu direito de escolha é restringido. (Esse tipo de pratica é ilegal e é prevista multa para os praticantes) .

Truste

- Truste é uma forma de oligopólio na qual as empresas envolvidas abrem mão de sua independência legal para constituir uma única organização, com o intuito de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços. Pode-se definir truste também como uma organização empresarial de grande poder de pressão no mercado.

Truste é a expressão utilizada para designar as empresas ou grupos que, sob uma mesma orientação, mas sem perder a autonomia, se reúnem com o objetivo de dominar o mercado e suprimir a livre concorrência.

A expressão é adaptação da expressão em inglês trust, que significa "confiança". Outra forma de organização de empresas é o cartel.

Os trustes podem ser de dois tipos:

· Trustes Verticais:

Trustes Verticais são aqueles que visam controlar de forma seqüencial a produção de determinado gênero industrial, sendo que as empresas podem ser de diversos ramos.

· Trustes Horizontais:

Trustes constituídos por empresas do mesmo ramo.

Holding

- Uma sociedade gestora de participações sociais (conhecida em inglês por holding) é forma de sociedade criada com o objetivo de administrar um grupo delas (conglomerado). Na holding, essa empresa criada para administrar possui a maioria das ações ou quotas das empresas componentes de determinado grupo de empresas. Essa forma de sociedade é muito utilizada por médias e grandes corporações e normalmente visa melhorar a estrutura de capital da empresa ou como parte de alguma parceria com outras empresas.

  • A pura, quando de/do seu objetivo social conste somente a participação no capital de outras sociedades.
  • A mista, quando além da participação, ela serve a exploração de alguma atividade empresarial.

JOINT-VENTURE

- Forma de associação de empresas juridicamente independentes, com a finalidade de utilizar os factores produtivos comuns que lhes possibilite elevada produção através da minimização dos custos e da redução dos riscos.

Dumping

- O Dumping é uma transação comercial realizada sem ética e com total falta de lealdade. Esta expressão, comum na esfera do comércio internacional, é de origem inglesa e não tem sido traduzida para as línguas latinas, sendo portanto utilizada em sua versão original. Caracteriza-se este ato pela exportação de produtos a um preço muito inferior, menor que o praticado no âmbito nacional, às vezes abaixo até mesmo do valor de custo, para assim derrubar a concorrência interna e depois se impor no mercado cobrando preços bem mais altos.

Fontes:

¬> http://pt.wikipedia.org/wiki/Conglomerado_(economia)

¬> http://pt.wikipedia.org/wiki/Truste

¬> http://pt.wikipedia.org/wiki/Holding

¬> http://pt.wikipedia.org/wiki/Cart%C3%A9is

¬> http://www.esfgabinete.com/dicionario/?completo=1&conceito=Joint%20Venture

¬> http://www.infoescola.com/economia/dumping/

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Mitose e Meiose

Pesquisar este blog