terça-feira, 1 de setembro de 2009

Fé e Ciência

A Fé e a Ciência se contradizem ao longo da História sobre vários pontos e idéias. Na atualidade, existem novas divergências com relação às células tronco e ao aborto, por exemplo. Será exposto como se pode conciliar as duas.
Pode-se observar que a intolerância habitou e ainda continua a habitar em ambos os lados. Na Idade Média e em seguida no Renascimento, quando ocorreu um desenvolvimento científico mais intenso, a Igreja foi rígida, certa ou errada, negando tudo que não se encaixasse em seus dogmas. Vários gênios foram torturados e mortos como se fossem bruxos ou enviados do demônio. Por outro lado, mais recentemente, os cientistas e filósofos julgaram provar teorias e hipóteses contrárias à religião. Estes passaram a considerar os religiosos como ignorantes e atrasados. Verifica-se que o intolerantismo vem prejudicando as relações entre os antagonistas.
No entanto, há casos em que ocorre o contrário. Há sempre uma possibilidade de ajustar os conceitos sem alterar a essência das doutrinas. A Igreja Católica, principalmente após o Concílio Vaticano II, tem se aproximado mais dos problemas sociais do mundo atual, buscando alternativas para sua solução. A Fé e a Ciência respeitam a vida, cada qual no seu próprio entendimento. A primeira apóia a outra quando promove a vida na busca de uma melhoria no bem-estar da sociedade. O mesmo não acontece quando são feitas experiências que resultam em uma ou mais mortes. Observa-se então que há uma predisposição para a harmonia quando há consideração entre as partes.
Existe uma possibilidade de conciliar a Fé e a Ciência. Estas devem aceitar as diversidades doutrinárias sem atacar intolerantemente a outra. Deste modo, o respeito mútuo pode ser a solução para o problema.

Escrito por João Paulo Radd =>Nota: 2,4/3,0

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog