sábado, 8 de agosto de 2009

Ecovila

Considerando que o grupo esteja vivendo em uma “Ecovila” (Vila Ecológica), que fontes alternativas de energia seriam priorizadas, visando à auto-sustentabilidade, ou seja, tornando auto-sustentável a comunidade que habita?


Uma Ecovila é um assentamento de desenvolvimento sustentável. Nesse sistema residem grupos de pessoas e/ou familias no qual procuram integrar uma vida social harmônica a um estilo de vida sustentável. Vale lembrar que também é buscado a sustentabilidade em vários níveis, tanto energético como social,espiritual e cultural , denegrindo o mínimo possível o ambiente. A prática comum nas ecovilas é a permacultura (permanência e cultura), no qual a pessoa larga um pouco a dependência do mundo e começamos a cuidar um pouco de nós. Veja algumas práticas desse assentamento:

  1. Produção local e orgânica de alimentos;
  2. Utilização de sistemas de energias renováveis;
  3. Utilização de material de baixo impacto ambiental nas construções (bioconstrução ou arquitetura sustentável);
  4. Criação de esquemas de apoio social e familiar;
  5. Diversidade cultural e espiritual;
  6. Governança circular, incluindo experiências com novos processos de tomada de decisão e consenso;
  7. Economia solidária, cooperativismo e rede de trocas;
  8. Educação transdisciplinar e holística;
  9. Sistema de Saúde integral e preventivo;
  10. Preservação e manejo de ecossistemas locais;
  11. Comunicação global.

No nosso sistema atual para se adquirir recursos básicos energia elétrica, água, esgoto e alimentos muitas vezes ocasionam impactos ambientais. Habitações auto-sustentáveis é um grande desafio, pois os assentamentos deverão consumir menos energia elétrica, reciclar dejetos, ecomizar água com água de esgoto e captação de água de chuva. No entanto, numa ecovila, existem meios de ter tudo isso sem agredir a natureza. Um deles seria utilizar fontes de energia limpa, através de fontes alternativas de energia. As casas são totalmente elaboradas para que se possa entrar o máximo de luz possível e a energia elétrica é adquirida com o sol, utilizando energia solar. Em um sistema de permacultura é nescessário um planejamento para a conservação de toda forma de energia. O ecocentro IPEC descobriu várias formas de adquirir energia elétrica sem denegrir a natureza. Nesse instituto, a energia provida do sol é adquirida de diversas formas:

  • Com as casas que são isolantes térmicos evitando gastos com refrigeração e aquecimento;
  • Desidratamento de alimentos em fornos solares aproveitando do efeito estufa;
  • Á gua aquecida para o banho é obitida por coletores solares que funcionam por termocifonamento;
  • A energia elétrica é obtida por placas fotovoltáicas que transformam a luz do sol em corrente elétrica. Sistemas fotovoltáicos não geram resíduos nem ruído, nem qualquer outro tipo de poluição e se aproveitam de um espaço geralmente ocioso quando instalados sobre um telhado. Ele é durável e de baixo custo de manutenção.

Pode se obter energia com água, implantando pequenas turbinas hidráulicas acopladas a geradores impulsionadas por alguma corrente natural de água. Esse sistema possui um sistema relativamente baixo em relação as placas fotovoltáicas, mas inviável em ambientes urbanos. Outra vantagem desse sistema é que este funciona 24 horas por dia, independente de vento e sol.

Como um cata-vento é instalado turbinas eólicas que através da força mecânica do vento se fonece energia eólica. Esse sistema de energia eólica é econômico e não causa nenhum mal ao ecossistema.

Outra fonte de energia utilizada é a de biocombustíveis, aposentando os combustíveis fósseis que devem acabar um dia. Com os óleos vegetais utilizados em pastelarias e restaurantes, que são recolhidos gratuitamente e ,depois filtrados são transformados em biodiesel ou colocados diretamente em motores a diesel. Os gases produzidos por esse processo podem ser utilizados facilmente capturado por plantas que será transformado novamente em massa vegetal. Com o óleo vegetal é reduzido a produção de CO e protegendo a camada de ozônio do efeito estufa.

Fontes:

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecovila
  • http://www.youtube.com/watch?v=MipldiYbwRw
  • http://www.ecocentro.org/menu.do?acao=energiaIntroducao
  • http://www.ecocentro.org/menu.do?acao=energiaFotovoltaica
  • http://www.ecocentro.org/menu.do?acao=energiaSolar
  • http://www.ecocentro.org/menu.do?acao=energiaDaAgua
  • http://www.ecocentro.org/menu.do?acao=energiaParaCombustiveis
  • http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=804130
  • http://www.arq.ufsc.br/labcon/arq5661/trabalhos_2003-1/ecovilas/critica.htm
  • http://74.125.47.132/search?q=cache:HvwHSqif9d4J:permacoletivo.files.wordpress.com/2008/05/ecovilanet.pdf+ecovila+%2B+fontes+de+energia&cd=17&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a


Nenhum comentário:

Pesquisar este blog