segunda-feira, 19 de abril de 2010

Exemplos de Figuras de pensamento


Aliteração: “Vozes veladas, veludosas vozes”.
Assonância: “Ó formas alvas, brancas, Formas claras” Cruz e Sousa.
Paranomásia: “Com tais premissas
Ele sem dúvida
Leva nos às primícias”.
Onomatopéia: “Plunct, Plact, Zummm
Pode partir sem problema algum” Raul Seixas.
Elipse: “Iremos ao jogo depois da aula” (Omissão de “Nós”).
Zeugma: “Alguns alunos estudam, outros não estudam” (Omissão de “alunos”)
Polissíndeto: “O menino resmunga, e chora, e esperneia, e grita” (e).
Inversão: “O impasse diplomático recrudesceu dos países árabes com Israel”.
Anacoluto: “As crianças, quando será que tudo se normalizará?”.
Silepse: “São Paulo continua poluída”.
Pleonasmo: “Eu ví com os meus próprios olhos”.
Anáfora: “Eu sou a luz das estrelas
Eu sou a cor do luar
Eu sou as coisas da vida
Eu sou o medo de amar” Raul Seixas.
Quiasmo: “Os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros”.
Antítese: “Ora temos esperança , ora nos damos ao desespero”.
Ironia: “A humanidade perderia um grande gênio se ele morresse”.
Eufemismo: “Ele entregou a alma a Deus”.
Hipérbole: “O professor repete mil vezes se os alunos não entenderem”.
Prosopopéia: “ Os sinos choravam a tarde que morria”.
Gradação: “Nada fazes, nada tramas que eu não saiba”.
Apóstrofe: “Ó mar salgado, quanto do seu sal
São lágrimas de Portugal” Fernando Pessoa.
Lítotes: "Ela não canta mal" (= canta bem).
Metáfora: “Minha irmã é um anjo”.
Metonímia: “Em casa só se usa Bom-Bril para lavar pratos”.
Catacrese: “Meu livro está cheio de orelhas”.
Perífrase: “Eu fui nas férias para a cidade maravilhosa”.
Sinestesia: “Você gosta de cheiro-verde”.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito legal... foi o melhor que enontreii !

Pesquisar este blog